Buscar
  • Paola Wortman

Cancelamento de seguro - Quando o barato sai caro


A melhor época de trocar de seguro é o periodo de renovação, pois há uma diferença entre não renovar um contrato que chegou à sua data expiratória e cancelar um contrato durante o seu período de vigência (non-renewal x cancellation). Caso o motivo da mudança de seguradora seja o atendimento ou a forma como seu sinistro foi processado, por exemplo, o preço do novo seguro terá menos impacto na sua decisão, já que nesse caso o objetivo da troca é um melhor atendimento de forma geral (agente, departamento de sinistro, etc). Se o motivo da mudança for relacionado somente ao valor que você paga atualmente, há certos passos que podem ajudar no processo, garantindo que o barato não saia caro: 1) Pesquisar o mercado – valores e coberturas devem ser equivalentes na hora da comparação.

2) Pedir uma cotação final com a seguradora/agente escolhida. É uma cotação completa, que inclui o VIN (numero do chassi do carro) e o número da sua carteira de motorista (para que inclua uma busca do seu histórico). Agora, você deve estar achando que o próximo passo seja contratar o seguro novo, já que você achou algo mais em conta, mas definitivamente não estamos nessa fase ainda! Você agora precisa conversar com sua atual aseguradora e … 3) Verificar o valor da taxa de cancelamento do seu seguro atual – lembre-se, você está quebrando um contrato e portanto está sujeito a penalidades.

Agora vem a parte mais importante:

4) Matemática! É hora de pôr todos os valores na ponta do lápis para ver se realmente esse novo seguro é – nesse momento – mais barato que o seu atual seguro. No fim da matéria você encontrará simulações básicas dessa continha. 😊 E, por último:

5) Contratação do seguro novo para a mesma data de cancelamento do seguro atual, para que você não fique um minuto sequer sem cobertura.

Simulações:

SEGURO ATUAL = $250/MÊS; SEGURO NOVO = $200/MÊS; ECONOMIA DE $50/MÊS - $600/ANO!!! TAXA DE CANCELAMENTO = $300 - PRESTACÕES FUTURAS ATÉ O VENCIMENTO DA SUA APÓLICE = 3 3 (prestações futuras) x $50 (economia/mes) = $150 $150 < $300 – não faz sentido mudar agora, pois o valor que você economizará é bem inferior à taxa de cancelamento. Espere seu contrato chegar ao fim e então mude de seguradora. - PRESTACÕES FUTURAS ATÉ O VENCIMENTO DA SUA APÓLICE = 8 8 (prestações futuras) x $50 (economia/mes) = $400 $400 > $300 – faz sentido mudar agora, pois o valor de cancelamento é inferior ao valor que vc economizará. Nesse cenário você terá uma ecnomomia final de $100. - PRESTACÕES FUTURAS ATÉ O VENCIMENTO DA SUA APÓLICE = 6 6 (prestações futuras) x $50 (economia/mes) = $300 $300 = $300 – nesse caso não faz diferença trocar de seguradora agora ou esperar a data de renovação/final do contrato. Não haverá nenhum impacto no seu custo final. Lembre-se porém do fato de que você terá que desembolsar o valor da taxa de cancelamento juntamente com o valor da mensalidade do seguro novo. Uma conversa franca com a/o nova/o agente pode auxiliar nesse caso, pois dependendo da seguradora que você escolher, a/o agente tem a flexibilidade de escolher a data do pagamento da primeira parcela, lhe proporcionando um tempinho para organizar as suas finanças, pagar o cancelamento num mês e a sua nova apólice no mês seguinte.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo